BÚZIOS | 20 de outubro de 2022

Viveiro do Aretê recebe visita de coordenadores da Secretaria Municipal de Educação

Por Redação Aretê

 

Escolas de Búzios planejam a inclusão de visitas guiadas ao local a partir de 2023

N ão é apenas nas salas de aula que se constrói o futuro de uma nação. Isso também pode ser feito em meio à natureza. E foi isso que um grupo de coordenadores da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Búzios pode ver de perto no dia 07 de outubro no Viveiro Aretê. O objetivo desse encontro foi apresentar o trabalho que é realizado no viveiro, tanto teórico quanto prático, elencando as diversas possibilidades de construção de conhecimento. A equipe estuda a inclusão de visitas guiadas ao local para os alunos da rede municipal de ensino da cidade a partir do ano letivo de 2023.

“Um dos principais objetivos do Viveiro Aretê é a educação e a conscientização da população local sobre a importância do bioma e vegetação buziana. Uma equipe técnica especializada compartilha esse conteúdo socioambiental e gera experiências ecológicas por meio de visitas guiadas e apresentações práticas e teóricas para todos os tipos de público”, define Pedro Bulhões, líder de da área de Projetos e Construções do Opportunity Imobiliário.

Desde agosto, o Viveiro Aretê está aberto para visitação guiada com agendamento prévio e já recebeu um público eclético de todas as idades. Durante as visitas são apresentados o reservatório de água de reuso, casas de vegetação, casa da estaquia e área de rustificação. Seguindo o percurso é possível conhecer na prática como é o processo do plantio, desde a germinação até o crescimento ideal da muda que se destinará ao local de reflorestamento. O visitante acaba o passeio tendo uma experiência de viveirista por um dia.

 

A agenda e o calendário de visitas vêm crescendo. Já passaram por lá o Instituto Dominus, a Colônia de Férias do Clubinho e, inclusive, o Nalbert, ex-atleta de vôlei e atual comentarista esportivo, em sua recente visita ao Aretê. O lugar está aberto a todos que têm interesse em conhecer, de segunda a sexta das 10h às 17h. Para isso é necessário fazer um agendamento prévio através do email: viveiro@aretebuzios.com.br .

Sobre o Viveiro Aretê – O Viveiro reúne mais de 50 espécies vegetais, pioneiras e não pioneiras, em diferentes estágios de desenvolvimento e modos de cultivo. Em funcionamento desde março de 2020, é o único produtor de mudas nativas em larga escala no município. Ocupa uma área de 23 mil m², onde é feita a geração, multiplicação e hospedagem de mudas de espécies naturais da região utilizadas para a recuperação florestal e paisagismo do bairro. Já foram produzidas mais de 80 mil mudas para o Projeto de Restauração Florestal do Aretê, com a cobertura de uma área de 10 hectares, ou seja, cerca de 9 campos de futebol. Até o final do ano a previsão é concluir uma área total de 20 hectares com o plantio de mudas que futuramente constituirão uma área de floresta recuperada.  cada ano, dezenas de hectares de vegetação nativa serão plantados em áreas de regeneração.

Endereço: Av. José Bento Ribeiro Dantas, 8.300 – Praia Rasa – Búzios, Rio de Janeiro