ARETÊ| 22 de junho de 2021

Vem aí o 26º Búzios Cine Festival

Por Redação Aretê

 

Será a volta do charmoso festival de cinema de Búzios, entre os dias 23 e 26 de junho

U m dos mais tradicionais festivais de cinema do Brasil, o Búzios Cine Festival, chega a sua 26a. edição. O evento, que ficou paralisado por dois anos em decorrência da pandemia, teve a sua primeira edição em 1994, com a abertura do Gran Cine Bardot. Sim, o único cinema do balneário não poderia ter um nome mais característico. E o endereço não poderia ser mais buziano: Travessa dos Pescadores. 

“Em Búzios não havia cinema e do meu ponto de vista não dá para viver numa cidade onde não exista cinema”, explica o idealizador do Cine Bardot, o argentino Mario José Paz, sobre o que o motivou a criar o empreendimento. 

Mas um cinema não surge apenas da vontade.  É preciso dinheiro para construí-lo e equipá-lo, um dos principais desafios iniciais. Para solucionar esse entrave, Mario teve outra ideia igualmente audaciosa: criar um festival de cinema. Nos seus planos, o festival iria viabilizar o cinema e o cinema iria viabilizar o festival.

“O Cine Bardot é o útero onde foi concebido o Búzios Cine Festival. O Festival não serve apenas para reunir espectadores, interessados e profissionais do cinema. É também um campo de força que fez com que o cinema continuasse a existir por 25 anos.”

O evento colocou Búzios no mapa mundial dos festivais, atraindo para a península artistas, diretores, produtores e amantes da sétima arte em um clima animado e descontraído. Afinal, não é todo festival que tem o cenário cinematográfico paradisíaco onde se pode dar um mergulho de dia e assistir um filme à noite.

O Gran Cine Bardot abriga a mostra internacional com entrada gratuita e super concorrida, enquanto o telão na praça traz a magia do cinema sem paredes e reúne em torno de 300 pessoas por sessão. Enquanto o filme roda na tela, a paixão pela arte contagia a cidade. O comércio local oferece ao público descontos e um roteiro gastronômico elaborado especialmente para o festival, que acolhe moradores e turistas de todas as idades.

“A função do festival é a formação de plateia. Por isso, creio que o Cine Bardot é o elo fundamental entre a educação, a comunidade e toda a expressão artística que o cinema significa.”

Em sua 26º edição, o festival volta com novidades. Agora serão duas telas gigantes ao ar livre, uma na Praça Santos Dumont e a outra na Praça Cem Braças. E, além da exibição da Mostra internacional, o Gran Cine Bardot exibirá a Mostra de curtas metragens produzidos no Estado do Rio de Janeiro com ênfase na Região dos Lagos.

Dentro da programação, o Aretê está promovendo uma sessão especial do filme “Rio de Ouro”. Com narração de Sissy Spacek e Herbie Hancock, o documentário conta a história inquietante de uma viagem feita por jornalistas e cientistas que testemunham a destruição da floresta amazônica causada pela busca de ouro extraído ilegalmente. Dirigido pela dupla Reuben Aaronson e Sarah Dupont, a sessão será no sábado, 25 de junho, às 17h30 no Cine Bardot e os ingressos serão distribuídos gratuitamente 30 minutos antes. Confira o trailer.

O festival vai acontecer entre os dias 23 à 26 de junho de 2022. A programação é inteiramente gratuita e para toda a família. Nas sessões ao ar livre nas praças, basta chegar. Já no Cine Bardot, os ingressos serão distribuídos uma hora antes do filme. 

Para a programação completa acesse o Site e acompanhe novidades pelo Instagram. Bom cinema!

Gran Cine Bardot

Travessa dos Pescadores, 88 – Centro

Tel: (22) 2623-1466