BÚZIOS | 21 de junho de 2021

Um espetáculo até debaixo d’água

Por Redação Aretê

 

Conheça um pouco sobre a experiência de mergulho em Búzios 

 Búzios é um dos balneários mais importantes do Brasil. Suas águas cristalinas e seu ecossistema marinho fazem da região um imenso aquário natural.

 Um dos motivos da sua diversificada vida marinha é o fenômeno da ressurgência, a presença das correntes oceânicas geladas vindas do sul que trazem diferentes tipos de nutrientes. Isso atrai cardumes inteiros, arraias e até tartarugas. Para conhecer e explorar essa rica diversidade, o mergulho é a aventura perfeita.

 

SNORKEL OU CILINDRO?

 A primeira dúvida é que modalidade de mergulho você quer praticar.

O snorkel é um acessório composto por um tubo ligado a uma máscara que possibilita observar o que acontece embaixo d’água enquanto respira próximo à superfície. Os melhores pontos para o snorkeling são os costões das praias de João Fernandes, João Fernandinho, Forno, Azeda e Azedinha, todas com pouca profundidade. Na maioria desses pontos você pode alugar máscaras e snorkel.

Já na modalidade com cilindro, o mergulhador usa um aparelho que contém todo o estoque de gás oxigênio que ele precisa para ficar embaixo d’água por um bom tempo.

 

BATISMO DE MERGULHO

 Para quem nunca mergulhou com cilindro é necessário contratar uma agência especializada para o “batismo”. Esse é o termo usado pelos profissionais para quem vai conhecer o mundo subaquático pela primeira vez. As agências disponibilizam todo o equipamento necessário: roupa de mergulho (wetsuit), cilindro, colete, máscara e pés de pato.

 O principal ponto de mergulho de Búzios é a Ilha da Âncora – Santuário das Tartarugas. Fica a 11km da costa, cerca de 30min do píer da Rua das Pedras. Lá você encontra uma vida marinha vasta e diversificada, grandes cardumes de peixes, tartarugas, raias, entre outros. A profundidade é de até 24 metros, a temperatura varia de 21 a 24 graus e a visibilidade média é de 20 metros. Outros pontos bastante procurados são as ilhas Gravatás, Filhote e Ilha Feia.

 Nas épocas em que a cidade está cheia e as praias lotadas, o mergulho é a atividade perfeita para quem gosta de programas mais contemplativos. É uma experiência única e maravilhosa de exploração da natureza e da beleza que Búzios proporciona.