BÚZIOS | 7 de dezembro de 2021
Turismo etnocultural em Búzios
Por Redação Aretê
Conhecer o Quilombo da Baía Formosa é entender traços importantes da nossa cultura
N
ão é novidade pra ninguém que a cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o país. Entre elas, uma das mais fortes e presentes é a cultura africana.
Entre as diversas possibilidades de conhecer melhor sobre essa herança cultural em Búzios, está a oportunidade de visitar o Quilombo da Baía Formosa. A história do quilombo se cruza em diversos momentos com a história da própria cidade. Afinal, a antiga vila de pescadores era rota dos navios negreiros e possuía escravos nas fazendas localizadas nos seus arredores.
Quilombo é o nome que se dá às comunidades formadas por remanescentes de fugitivos da escravidão que se juntavam após fugas individuais e coletivas de senzalas e plantações. Mesmo após a abolição da escravidão, essas comunidades continuaram a existir formadas por moradores que são descendentes de escravos e mantém vivas as principais tradições da cultura africana. Portanto, “quilombola” são as pessoas que habitam um quilombo.
QUILOMBO DA BAÍA FORMOSA
O Quilombo da Baía Formosa está localizado próximo à Rodovia RJ 102, no município de Armação dos Búzios, e pode ser encontrado facilmente graças à sinalização de placas que guiam os visitantes até a sede.
Em 2011 foi fundada a Associação dos Remanescentes do Quilombo da Baía Formosa, reconhecida pela Fundação Cultural Palmares.
O Aretê fez parte do recente resgate feito na Associação. Isso inclui uma reforma geral na sede, fabricação e doação de barracas que são utilizadas em eventos e feiras, placas de orientação/sinalização que ajudam os visitantes a chegarem no local, e material de comunicação com informações dos roteiros turísticos e das atividades culturais realizadas pelo Quilombo. Tudo isso colaborou com a comunidade, incentivando e contribuindo com a valorização dos seus saberes e com os movimentos sócio-culturais focados na disseminação e fortalecimento de sua cultura.
O programa principal oferecido pelo Quilombo da Baía Formosa começa com passeios por trilhas e praias em diversos pontos turísticos como Mangue de Pedra, Ponta do Pai Vitório, Praia da Gorda, entre outros locais de importância histórica e cultural do município.
Ao retornar das trilhas para o quilombo, os visitantes assistem apresentações de música e danças tradicionais como a famosa Ciranda de Búzios e a roda de capoeira. Em seguida vem o almoço, uma oportunidade de experimentar os aromas e sabores da cozinha quilombola e degustar pratos típicos da culinária local. Sua culinária é tão celebrada na região, que desde 2013 é presença garantida no Festival Gastronômico de Búzios.
Visitar o Quilombo da Baía Formosa é presenciar o cotidiano de pessoas, seus valores, conhecer uma tradição ancestral e vivências únicas em comunidades que resistem há séculos em seus territórios.
Marque uma visita e viva uma experiência rica de respeito e abertura a uma cultura fundamental na história do nosso país:
Associação dos Remanescentes do Quilombo de Baía Formosa
TEL/WhatsApp: (22) 99976-0103