ARETÊ | 04 de outubro de 2022

Rede de água de reuso passa a beneficiar paisagismo das moradias do Aretê

Por Redação Aretê

 

Projeto inovador para os padrões de saneamento e de reaproveitamento de recursos na região resulta em avanços significativos na preservação ambiental

A  preservação do meio ambiente é uma atitude fundamental que deve estar no nosso dia a dia, começando na casa onde a gente mora. Atento à essa questão, o Aretê vem implementando políticas ambientais que preservam os recursos naturais, melhorando a qualidade de vida dos moradores. 

No Viveiro Aretê, a irrigação realizada nas casas de vegetação e nos terrenos com mudas plantadas vem da rede de água de reuso proveniente do tratamento terciário do esgoto e da captação das chuvas. Mas isso não é novidade. Desde 2020 este projeto de sustentabilidade está em prática no Campo de Golfe do Clube Aretê Búzios e em 2021 recebeu o Prêmio Firjan Ambiental na categoria “Água e efluentes”, que dá destaque às melhores ações em prol do desenvolvimento sustentável no Estado do Rio de Janeiro.

De lá pra cá o Aretê vem ampliando o sistema, levando o reaproveitamento do esgoto terciário para os condomínios. A irrigação das 18 casas e da área comum do Alto Ybirá é realizada através da rede de água de reuso, e nos próximos meses será concluída a obra de extensão que vai abastecer também o paisagismo do Toriba Noroeste.

O que antes era descartado passa a ser redirecionado e aproveitado, reduzindo a demanda por água potável e evitando o desperdício. Uma inovação nos padrões de saneamento e de reaproveitamento de recursos naturais que traz benefícios econômicos, ambientais e sociais para a região