BÚZIOS | 14 de dezembro de 2018

Nova Estação de Tratamento de Esgoto

Por Redação Aretê

População de Búzios e de outras cidades da Região dos Lagos é beneficiada por acordo entre Aretê e Prolagos

U

m dos pilares do projeto de desenvolvimento urbano do Aretê é a natureza. Fauna e flora harmonizam-se em todos os detalhes, incluindo o paisagismo e o reaproveitamento de recursos. Os canais navegáveis já construídos abrigam vida marítima. O horto comunitário, aberto a toda população, é um dos legados mais importantes para manter o equilíbrio do meio ambiente na região.

Indiretamente, o Aretê também começa a interferir positivamente na política ambiental do município de Armação dos Búzios. Para que o projeto fosse aprovado pelo Inea, o Instituto Estadual do Ambiente, foi exigido da Prolagos a regularização e o reparo na estrutura de esgotamento, conforme previsto em contrato.

Por isso, foi inaugurada uma nova Estação de Tratamento Terciária de Esgoto com capacidade para atender de forma eficiente cidades da Região dos Lagos. As estações terciárias removem nitrogênio e fósforo do esgoto e usa ultravioleta para desinfecção, o que contribui para a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população.

A Prolagos calcula que a nova estação é capaz de aumentar o tratamento do esgoto em até 50%, aumentando a vazão para 200 litros por segundo. Por dia, serão 17 milhões de litros. Assim, dois grandes transtornos para os buzianos, o esgotamento e o abastecimento de água potável, não serão mais um impeditivo para o desenvolvimento sustentável da cidade.