ARETÊ | 28 de março de 2022

Cinco perguntas: Rafaella Cacciola

Por Redação Aretê

 

A diretora do Hotel Aretê fala sobre sustentabilidade e turismo consciente

Q uando viajamos é muito importante ter em mente que o turismo transforma os lugares que visitamos. Consumimos água, energia elétrica, produzimos esgoto e lixo. Pensando em promover uma transformação positiva, o Hotel Aretê tem focado em ações de sustentabilidade, caminhando para se tornar um hotel verde, ou seja, que aplica a responsabilidade ambiental em suas práticas. No empreendimento estão sendo desenvolvidas ações que colaboram com a conservação do meio ambiente e possibilitam que seus hóspedes tenham uma permanência mais consciente.

Conversamos com a diretora do Hotel Aretê, Rafaella Cacciola, que divide a responsabilidade com Carlos Werneck, sobre as ações em curso que visam a promoção de  uma estadia mais sustentável.

1) Por que ser um hotel sustentável?

Estarmos em um balneário como Búzios já nos coloca como co-responsáveis por toda essa riqueza e beleza natural. Temos que cuidar disso. É o mínimo que podemos fazer. Costumo dizer que a busca pela sustentabilidade é um caminho sem volta. Quanto mais escolhas sustentáveis você consegue incorporar ao seu dia a dia, mais ações você quer aplicar. Desde o primeiro dia em que assumimos a operação do Hotel Aretê o nosso pensamento voltou-se para a busca por soluções sustentáveis. 

E essa é uma construção feita aos poucos, com generosidade, por entender que é um processo diário que demanda e envolve pessoas de diversas áreas. Acreditamos que é através das nossas escolhas pessoais que encontramos soluções que acabam impactando o todo. Assim temos feito no Hotel Aretê, com o envolvimento de toda a equipe. E os resultados iniciais têm sido muito gratificantes.

2) O que mudou no dia a dia da operação do hotel? Qual nova rotina surgiu?

Implementamos algumas mudanças desde que assumimos a operação do hotel, em 2020. Uma delas foi colocar sacos de papel craft 100% biodegradáveis em todos os banheiros dos nossos 46 quartos, assim como nas áreas comuns.

Passamos a fazer a separação e compostagem de praticamente 100% dos resíduos orgânicos gerados na cozinha. Diariamente depositamos esses resíduos em bombonas que ficam fechadas até estarem 100% cheias. Duas vezes na semana esse conteúdo é coletado e levado para um local de processamento que o transforma em terra fértil. Essas bombonas ficam fora da cozinha e, por estarem lacradas, não geram odor e não atraem insetos. 

Em 2021 participamos do Clean Up The World, com ações de limpeza das praias, envolvendo toda a equipe do hotel e os hóspedes interessados. Também no ano passado estivemos presentes na primeira edição da Semana Lixo Zero em Búzios, uma iniciativa muito bacana que visa, através de palestras e projetos, levar maior consciência às pessoas em relação à responsabilidade ambiental. Uma dessas palestras foi feita aqui no hotel, envolvendo os idealizadores do projeto e os moradores do Bairro da Marina, onde estamos sediados.

Essas são algumas soluções simples que vêm através da informação. Dessa forma vamos entendendo que novos processos podem se tornar fluidos no dia a dia. É uma quebra de padrões.

3) Vocês têm parceiros que ajudaram a implementar essas mudanças na rotina do hotel?

Em 2021 começamos a nos envolver mais ativamente com questões relacionadas à sustentabilidade, quando as parcerias começaram a surgir.

A empresa CIRCULOW, aqui de Búzios, comandada pela Mariana Lacombe, é quem faz a coleta dos resíduos orgânicos que resultam da nossa compostagem. Atualmente participamos de um grupo super ativo no whatsapp com eles e com alguns integrantes da equipe do hotel. Utilizamos esse canal para trocarmos ideias, esclarecermos dúvidas e nos alinharmos semanalmente para a coleta seletiva que eles realizam. Buscamos criar oportunidades através de pequenas escolhas no dia a dia da operação. A pergunta que fazemos sempre por aqui é: por que não?

4) Quais os resultados positivos já alcançados?

Por estarmos gerando, através da compostagem, uma terra adubada, rica e poderosa, seguimos adiante com o sonho de termos uma horta orgânica no hotel. Dessa forma,  fizemos um grande canteiro que dá vista para as mesas do café da manhã do restaurante com temperos, legumes e hortaliças. Os hóspedes interagem com a horta, as crianças vão sentir o perfume do manjericão, do alecrim e isso acaba inspirando a todos. 

Nosso objetivo é ter cada vez mais abundância no plantio para podermos oferecer tudo no cardápio do restaurante, não apenas aos hóspedes como também para nossa equipe. Além da qualidade e conforto no serviço e hospitalidade, queremos oferecer saúde aos nossos hóspedes. Seja nos sucos do café da manhã batidos com couve orgânica e hortelã da horta, seja com pratos funcionais para nossos atletas. Estamos fazendo um pomar também na área da piscina: já temos jovens bananeiras e plantamos mudas de pitaya, limão, laranja, tangerina, entre outras árvores frutíferas.

Nossa equipe também está cada vez mais envolvida, levando os ensinamentos da cultura da sustentabilidade para as suas casas. Isso é  maravilhoso. Eles têm orgulho de poder colher os temperos e fazer arranjos delicados com essas ervas para as mesas do restaurante. Muitas vezes somos presenteados pelos nossos próprios funcionários com mudas e sementes. O pé de pimenta biquinho, que hoje é uma árvore linda, foi trazido por um funcionário e ele mesmo a plantou no nosso terreno. Onde tem amor, floresce. A gente percebe bem isso por aqui.

5) E quais outras ações sustentáveis vocês almejam colocar em prática?

Queremos ir cada vez mais na fonte, buscando fornecedores locais que pensem como nós ou que queiram a nossa ajuda para construirmos juntos soluções que gerem menos descartes. Queremos transformar o bairro da Marina em uma região modelo de Búzios, com o envolvimento dos moradores que já demonstraram total abertura e interesse em construir essa história. Com a participação de todos será muito mais fácil alcançarmos esse objetivo. Tudo o que já fazemos consideramos ainda pouco perto do que queremos e podemos realizar. Nosso objetivo é transformar o Hotel Aretê no primeiro hotel Lixo Zero de Búzios. E já começamos a construir essa história a várias mãos. Afinal, juntos somos sempre mais fortes.