BÚZIOS | 23 de fevereiro de 2022

Arquitetura buziana e desdobramentos no Aretê

Por Redação Aretê

 “O que eu sinto com o Aretê é como um avô feliz com o crescimento de um neto”, diz Octávio Raja Gabaglia

“Foi paixão à primeira vista”, lembra o arquiteto Octávio Raja Gabaglia sobre a primeira vez que veio a Búzios. “Encontrei um diamante enorme e não lapidado. Eu me perguntava ‘O que faz com que pessoas de diversas nacionalidades e culturas tenham um amor por Búzios?’” Esse foi o início de uma história feliz, afinal, Otavinho, como se tornou conhecido, é o criador da icônica Rua das Pedras e do chamado estilo buziano de arquitetura.

Octávio Raja Gabaglia, Alexandre Feu e Afonso Kuenerz são três dos arquitetos que imprimiram o famoso estilo nos projetos residenciais do Aretê. 

“O estilo Búzios não surgiu por acaso. Nasceu de um aprimoramento, de uma busca. Queria me aproximar ao máximo da construção do pescador. Tive que pesquisar, estudar, procurar entender aquilo que o pescador fazia por instinto, como os ângulos de queda do telhado, as alturas, janelas, etc”, contou Raja Gabaglia

“São casas arejadas, abertas, completamente integradas à natureza, mas com todo o conforto da vida moderna”, explica Alexandre Feu, autor do plano urbanístico do Aretê e do Toriba NO e Toriba NE.

“Para mim, o Aretê é um lugar de sonho, um lugar de magia, um lugar único que é Búzios”, diz o arquiteto Afonso Kuenerz, criador de casas conceito para o bairro. “É um lugar maravilhoso para se estar, se viver, enfim, desfrutar a vida.”

Você pode conhecer mais sobre as inspirações arquitetônicas do nosso bairro no filme “Aretê Búzios – Regras da arquitetura buziana”. Nele, Raja Gabaglia, Kuenerz e Feu revelam o processo por trás de suas criações, afirmando a valorização e a transposição de um legado nos desdobramentos dos projetos das casas do Aretê.