BÚZIOS | 27 de setembro de 2019
A herança dos pescadores e os passeios pela orla
Por Redação Aretê
Da exploração baleeira ao charme de Brigitte Bardot: saiba um pouco mais sobre a história de Búzios
O
ficialmente, nossa querida cidade de Búzios chama-se Armação dos Búzios. Poucos sabem, mas armação era uma estrutura montada nas praias para a pesca baleeira. Sim, antes de virar um paraíso turístico, esta era uma área de exploração, principalmente, do óleo de baleia. Não é à toa que existe uma Praia dos Ossos, local onde eram enterradas as carcaças do mamífero.
Mesmo com a diminuição gradual desta atividade, os pescadores foram se estabelecendo na região e, aos poucos, formaram uma vila. Eram, basicamente, os únicos moradores até a década de 1950. A partir daí, chegaram os veranistas e a história começou a mudar.
Tudo se transformou para sempre após a visita de Brigite Bardot, em 1964. Fugindo da perseguição implacável dos paparazzi europeus, ela encontrou no desconhecido balneário um cantinho para descansar. Mas, claro, não passou despercebida. Os holofotes na direção da musa iluminaram Búzios, que viu o turismo deslanchar.
Apesar das mudanças econômicas, os pescadores continuam na ativa e colaboram, inclusive, com o turismo, realizando passeios de barco e montando restaurantes, onde é possível comer um peixe muito fresco.
Ficou interessado nos passeios? Anote aí onde marcar:
Porto dos Pescadores
Praia da Armação (no trecho final da Orla Bardot)
Tel: (22)2620-8020 / 8085
Colônia dos Pescadores
Rua das Pedras, 141
Tel: (22)2623-4516
Muito antes de se tornar um pólo turístico, Búzios abrigou uma grande vila de pescadores, onde se produzia, inclusive, óleo de baleia. Hoje, os descendentes desses primeiros habitantes formam uma colônia que presta bons serviços para os visitantes, como passeios de barco. Quer saber mais? Leia em nosso blog.