ARETÊ 9 de outrubro de 2024

Jardim Sensorial do Aretê foi semeado por alunos do INEFI

Por Redação Aretê
jardim

Manjericão, alecrim, menta, arruda, sálvia, coentro, citronela e muito mais. Esses são os temperos e ervas aromáticas que compõem o delicado Jardim Sensorial do Viveiro Aretê, localizado na região da Rasa, em Búzios. Adolescentes de 11 a 13 anos do Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral (INEFI), semearam e plantaram as mudas em suas visitas ao Viveiro em junho deste ano. Elas tiveram a oportunidade de colocar as mãos na terra e se familiarizar com as espécies que são de grande utilização no dia a dia.

O objetivo do Jardim Sensorial é estimular a curiosidade das crianças e apurar os sentidos através da interação com a variedade de aromas, formatos, texturas e sabores. “O contato das crianças e adolescentes com a natureza e a realização de atividades como o plantio desse jardim permitem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e comportamentais, diferentes da sala de aula”, destaca Mariana Mare, consultora ambiental do Aretê”, lembrando que entre julho de 2022 e julho de 2024, cerca de 450 crianças e adolescentes visitaram o Viveiro.

Para conhecer o Jardim Sensorial do Viveiro Aretê basta realizar o agendamento pelo e-mail [email protected]

MAIS SOBRE O VIVEIRO ARETÊ
Localizado no bairro planejado Aretê, ele ocupa uma área de 17mil m2 destinada à geração, multiplicação e hospedagem de mudas de espécies naturais da região da Mata Atlântica. Um de seus pilares é a educação e a conscientização da população sobre a importância da paisagem e vegetação buziana. Através de uma equipe técnica especializada, o local se dedica a compartilhar este conteúdo socioambiental e gerar experiências ecológicas por meio de visitas guiadas e apresentações práticas e teóricas para todos os tipos de público. O Viveiro está aberto para visitação desde 2022.

jardim
jardim
jardim