ESPORTES | 04 de novembro de 2020

Aretê terá a primeira pista de bike speed no país 

Por Redação Aretê

 

Traçado de 10,2 km, inclui trecho em gravel, e é assinado por Walter Tuche e o arquiteto Alexandre Feu

O desejo de qualquer atleta, amador ou profissional, é praticar seu esporte em segurança, se possível em um equipamento dedicado, com conforto e assistência. Para o ciclista, nada melhor que pedalar sem susto, sem precisar disputar espaço com carros, ônibus e caminhões. Até o final deste ano, os apaixonados por pedal poderão realizar esse sonho. Será inaugurada a Pista de Ciclismo Aretê Búzios, a primeira segregada no país. Com assinatura de Walter Tuche e do arquiteto Alexandre Feu, serão 7,5km 100% dedicados ao ciclismo de estrada e mais 2,6 km de uma volta em solo para uso com equipamento gravel, modalidade hibrida que mistura montain bike e speed.

A pista conta com toda a segurança e suporte ao esporte, com sinalização e largura adequadas, zonas de bike points e um entorno que permite total foco no treinamento e desempenho do praticante sem interrupções. Estrategicamente localizado ao lado dos canais navegáveis e da pista de corrida do Aretê, o traçado foi planejado para facilitar a logística do treino de triathlon.

“O ciclismo é um esporte extremamente popular no mundo e no Brasil inteiro. Mas mesmo ganhando cada vez mais adeptos, as opções do carioca para prática segura do ciclismo ainda são bem limitadas. Como o Aretê é um bairro que tem na sua veia os esportes de alta performance, a ideia de uma pista de bike speed surgiu desde a sua concepção. Sou adepto do esporte e já pedalo há sete anos. O que me inspirou ao projetar a pista e desenhar o traçado inicial, quando convidamos o Walter Tuche para trazer sua expertise e imprimir a sua marca nesse equipamento que é único no país. Recentemente acrescentamos no traçado uma volta de 2,6 km de pista de gravel, o que aumenta o desafio e torna a pista ainda mais completa”, detalha o arquiteto Alexandre Feu, que ainda assina o masterplan de todo o projeto Aretê e as casas da Península Norte, Toriba 1 e Toriba Norte.

Pista de Ciclismo Aretê Búzios será um ambiente completo, projetado com uma praça, vestiários, estacionamento para bike, área de sombra, bar e uma loja para apoio ao ciclista. O paisagismo e as cercas baixas no entorno criam barreias naturais para evitar travessias de animais e pedestres. Além de sinalização para dia e noite, com alerta para curvas, haverá ainda pontos de resgate. Graças a parceria firmada com a prefeitura, a pista poderá ser utilizada tanto de dia como à noite.