BÚZIOS | 12 de agosto de 2021

Voe livre

Por Redação Aretê

Imagine ver Búzios de um ângulo que você nunca viu 

 

S

eus pés não tocam o chão! A natureza abaixo de você é imensa. As ondas do mar parecem pequenininhas e, de repente, você percebe um pássaro batendo as asas ao seu lado. Já pensou em conhecer Búzios por outra perspectiva? 

O voo livre é um esporte radical que faz uso de equipamentos não motorizados como asa delta ou parapente. Ambos são bem semelhantes, exceto pela estrutura e velocidade de deslocamento. A asa delta alcança até 100 km/h, enquanto o parapente não costuma passar dos 70 km/h. Através do vento e de correntes de ar ascendentes, o praticante consegue ganhar altitude e realizar passeios em curta ou longa duração, dependendo da intensidade e da direção do vento. 

Em Búzios, o ponto perfeito para decolagem fica a vinte minutos de carro do Aretê, em uma rampa natural dentro da Reserva Ambiental das Emerências, a 180 metros de altura. Do céu é possível apreciar vários destinos do balneário como as praias de José Gonçalves, Geribá e Tucuns. A sensação de liberdade e a vista da natureza exuberante da região é indescritível. O pouso é realizado na praia de Tucuns e provavelmente vai deixar você com vontade de voar de novo.

A prática do voo livre só deve ser feita por iniciantes quando acompanhados por instrutor. Dois serviços especializados oferecem passeios para profissionais e amadores. Búzios Escola de Asa Delta, como o nome diz, oferece passeios de asa delta e a Rota de Voo proporciona tanto de asa delta quanto de parapente.

Os voos podem ser realizados durante o ano inteiro, mas é aconselhável evitar os meses de agosto e setembro, quando ventos mais fortes atingem a área e comprometem a prática da atividade.

 

VOCÊ PODE GOSTAR:

Um lugar para o esporte

Aretê reúne equipamentos de esporte e lazer de alto rendimento ao ar livre

Um espetáculo até debaixo d’água