ARETÊ | 27 de novembro de 2023

Viveiro Aretê realiza plantio de mudas no Centro de Convivência do Idoso (CCI)

Por Redação Aretê

N o último dia 22, um grupo de idosos, frequentadores do Centro de Convivência do Idoso (CCI), de Búzios, participou de uma ação de plantio de espécies nativas. O Viveiro Aretê, em parceria com a Prefeitura de Búzios, vem realizando essas ações para arborizar escolas e outros espaços públicos geridos pela prefeitura. O objetivo é trazer a natureza para o convívio da população.

A pesquisadora e coordenadora da produção de paisagismo do Viveiro Aretê, Heloisa Ribeiro Dantas, selecionou 10 espécies nativas entre plantas medicinais, frutíferas e árvores grandes, com o objetivo de sombreamento, para serem plantadas no CCI. 

“Durante a visita técnica percebi que havia uma demanda pelas plantas medicinais, como a popularmente chamada de Pata de Vaca. Consideramos importante escolher algumas espécies frutíferas, como a goiaba e o Ingá que, além de dar frutos, atraem muitos pássaros. Outras espécies selecionadas foram as mudas de árvores de grande porte para dar o sombreamento e refrescar o ambiente¨, conclui Heloisa.

Sobre o Viveiro Aretê –

O Viveiro Aretê ocupa uma área de 17mil m2 destinada à geração, multiplicação e hospedagem de mudas de espécies naturais da região da Mata Atlântica. Até o momento já foram produzidas 150 mil mudas, destas 88 mil em desenvolvimento, e sua capacidade de produção mensal é de 15 mil mudas. Todo esse trabalho possibilitou a recuperação ambiental de uma área de 20 hectares, equivalente a 20 campos de futebol. 

O Viveiro e todas as áreas que recebem o plantio de vegetação nativa no Aretê são irrigados com água de reuso em nível terciário de tratamento. Em 2021 o Aretê foi vencedor do Prêmio Firjan Ambiental na categoria “Água e efluentes”. O projeto Utilização de Água de Reuso para Irrigação do Campo de Golfe do Clube Aretê Búzios, em prática desde 2020, viabilizou a totalidade da irrigação do campo de golfe com água proveniente do tratamento terciário do esgoto da cidade de Búzios, somada a captação de água de chuva no bairro. Uma verdadeira inovação nos padrões de saneamento e de reaproveitamento de recursos, resultando em benefícios econômicos, ambientais e sociais. Recentemente o projeto foi estendido até o Viveiro, às áreas em processo de reflorestamento e ao paisagismo do bairro.

Educação ambiental –

Um dos grandes propósitos do Viveiro Aretê é a educação e a conscientização da população local sobre a importância da paisagem e vegetação buziana. Através de uma equipe técnica especializada, o local se dedica a compartilhar este conteúdo socioambiental e gerar experiências ecológicas por meio de visitas guiadas e apresentações práticas e teóricas para todos os tipos de público. O Viveiro está aberto para visitação desde 2022 e já recebeu alunos de escolas da rede pública e particular de ensino. Para mais informações e agendamento de visitas mande e-mail para viveiro@aretebuzios.com.br

O Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário, desenvolvedor do Aretê, investiu cerca de 350 mil reais no viveiro, um legado para a cidade e para o bioma de Búzios.