ESPORTES | 16 de março de 2020

Henrique Avancini é o vencedor do Circuito Grangiro

Por Redação Aretê

 

Com Largada e chegada na Sede Esportiva do Aretê, evento seguiu todos os protocolos sanitários vigentes 

A primeira edição do Circuito Grangiro, com largada e chegada na sede Esportiva do Clube Aretê fez a sua estreia, no dia 14 de março, com uma prova de mountain bike. Promovido pela Effect, empresa responsável pelos eventos esportivos do Clube, a disputa seguiu todos os protocolos sanitários vigentes. Com atletas de diferentes estados, os participantes competiram em dois percursos, o “Esporte”, com 40 km e o “Pro”, com 60km e trechos mais técnicos, ambos com a chancela da equipe Caloi Henrique Avancini Racing, responsável por assinar a direção técnica da prova. O grande destaque desta etapa foi a presença de Henrique Avancini, atual campeão mundial da modalidade, que garantiu o lugar mais alto do pódio na categoria “Pro”.

“O Circuito está aprovado, gostei bastante do percurso e da distribuição dos trechos. O começo foi duro, com algumas subidas curtas e íngremes. Depois tivemos uma parte que foi a mais divertida, sem dúvida nenhuma. Passamos pela praia do Peró, que proporcionou uma sensação bem legal, um trecho mais veloz e o final, talvez a parte mais dura da prova. Deu para explorar quase todas as características do mountain bike em 60 km”, explica Henrique Avancini.

Já na categoria “Esporte”, Hugo Amaral foi o primeiro colocado após completar os 40km. Aos 34 anos, o atleta elogiou o trajeto e falou sobre os principais desafios da etapa. “Mesmo o trecho sendo mais curto, passamos por vários lugares muito legais, enfrentamos obstáculos desafiadores, single track na mata Atlântica e conseguimos ver a praia. O principal desafio foi acompanhar o pessoal, o nível estava bem alto e me desgastei um pouco para chegar junto do pelotão principal, mas consegui”, afirma Hugo.

Já entre as mulheres, Giuliana Morgen foi a vencedora na categoria “Pro” e terminou os 60km em 2h24m05. “Foi um percurso muito legal e bem bolado. O trajeto tinha poucas subidas, mas foi uma prova rápida e divertida. Para mim, o maior desafio foi o vento, que em algumas partes estava contra e eu não estou tão acostumada com essa característica. Além de poder competir com esse nível de atletas, fico muito feliz em ganhar uma prova em Búzios, uma cidade tão especial para mim”, completa Giuliana, que ainda teve o melhor tempo, (oito minutos e 31 segundos) no Desafio Strava Gran Sprint de 4,3km, que premiou a mulher e homem que completassem o trajeto em menos tempo. O campeão masculino foi Hugo Amaral, empatado com o Tupã Bike, que fez o trecho em 7 minutos e 47 segundos.

Paola Chermon foi a campeã feminina na categoria “Esporte”. Após 40km, ela comemorou a vitória e ainda incentivou os ciclistas a competirem no circuito. “O trajeto foi maravilhoso. Foi uma prova técnica, mas que dá para qualquer pessoa fazer. Tivemos trechos de asfalto, areia, estrada, single track tudo diante de uma paisagem linda dentro de Búzios. É muito rejuvenescedor fazer uma prova dessa, conseguir completar e ainda garantir lugar no pódio”, explica a campeã.

Além da prova, o Circuito Grangiro  também abraça a causa da mobilidade e geração de emprego e renda. Uma parceria com a ONG Transporte Ativo ofereceu oficinas para jovens e adultos de Búzios que estiverem interessados em aprender mais sobre o ciclismo como negócio. Ao todo, 12 participantes estiveram nas oficinas que aconteceram nos dias 12 e 13 de março.  Ministradas por Eduardo Bernhardt e Fabio Nazareth, especialistas em mecânica “on the go“, ou seja, solucionar problemas no caminho, tiveram o objetivo de fomentar o empreendedorismo no segmento do ciclismo através da preparação de novos mecânicos de bike. Os dois profissionais têm experiência de anos viajando de bicicleta de forma autônoma fazendo a mecânica de suas bikes e de terceiros. 

Classificação final:

Percurso “Esporte”

Masculino

1 – Hugo Amaral – 1h24m39s

2- Marcello Goyanes – 1h30m30s

3 – Luiz Gustavo Maciel – 1h31m57s

4 – Bernardo Magalhães – 1h33m05s

5 – Alexandre Augusto Geraldo – 1h33m56s

Feminino

1 – Paola Chermon – 1h46m05s

2- Alini Portela – 1h47m27s

3 – Bruna Ramos – 1h53m08s

4 – Mikaela Nunes – 1h56m55s

5 – Monica Bernardes – 2h01m41s

Percurso “Pro”

Masculino

1- Henrique Avancini – 1h58m47s

2 – Guilherme Muller – 1h58m48s

3 – Edson Junior -2h0m44s

4 – Halysson Ferreira – 2h3m51s

5 – Wolfgang Olsen – 2h06m41s

 

Feminino

 

1 – Giuliana Morgen – 2h24m05s

2 – Franciele Batista – 2h33m10s

3 – Marcela Matos – 2h54m13s

4 – Ana Paula – 2h58m12s

5 – Ana Claudia de Melo – 2h59m20s