ARETÊ | 11 de outubro de 2023

Grupo de idosos visita Viveiro Aretê em comemoração à data que celebra a terceira idade

Por Redação Aretê
 

Grupo de idosos visita Viveiro Aretê em comemoração à data que celebra a terceira idade

C erca de 70 idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI), programa da Secretaria Municipal do Idoso, da prefeitura de Búzios, estiveram no Viveiro Aretê para uma manhã de muita interatividade, contato com a natureza e informação. O grupo teve a chance de conhecer o local e compreender de que forma as espécies são produzidas, além da importância da preservação e conservação do ecossistema. E mais que isso, eles puderam trocar experiências, interagir e se movimentar de forma prazerosa.

“O evento teve como principal objetivo a integração dos idosos, uns com os outros, enaltecendo a sua idade e experiência de vida. A atividade de biodança estimulou essa proximidade entre eles, a troca, e a possibilidade de estreitar laços e reduzir um pouco a solidão, tão característica nessa fase da vida. O lugar para esse belo encontro foi o Viveiro! Eles nos deram a oportunidade de incrementar essa manhã, oferecendo um pouco mais de conhecimento, relacionando fatores físicos e geográficos que influenciam diretamente na paisagem de Búzios. Foi um encontro muito bonito de um grupo de idosos entre si e a natureza”, destaca Caio Perre, engenheiro ambiental da Masterplan, empresa de gerenciamento ambiental do empreendimento. O evento foi uma iniciativa da Secretaria do Idoso em conjunto com a coordenação do CCI.

O Viveiro Aretê ocupa uma área de 17mil m2 destinada à geração, multiplicação e hospedagem de mudas de espécies naturais da região da Mata Atlântica. Até o momento já foram produzidas 150 mil mudas, destas 88 mil em desenvolvimento, e sua capacidade de produção mensal é de 15 mil mudas. Todo esse trabalho possibilitou a recuperação ambiental de uma área de 20 hectares, equivalente a 20 campos de futebol. 

Na quarta-feira, dia 11, será a vez de um grupo de cerca de 60 crianças, de 04 a 09 anos, da educação infantil Ensino Fundamental 1 da escola Municipal João José. A visita será em comemoração ao Dia das Crianças. Estão previstas uma visita guiada por toda a área do Viveiro, com o plantio das sementes e a experiência de serem viveiristas por um dia.

Saiba mais sobre o Viveiro Aretê

O Viveiro Aretê nasceu junto com as primeiras casas do bairro planejado Aretê, em 2020. O local foi criado inicialmente com o objetivo de produzir mudas nativas para o plantio em áreas de recuperação ambiental, mas aos poucos foi crescendo e ganhando ainda mais funções. Atualmente, além da produção para as áreas de recuperação, são produzidas 36 espécies nativas para o paisagismo do Aretê.

“Sem o Viveiro Aretê o paisagismo e reflorestamento do bairro não seriam possíveis pois não encontraríamos as espécies nativas da região que resistem ao clima e ao vento tão peculiares de Búzios. As mudas produzidas no viveiro permitiram o reflorestamento de mais de 20 mil m2 e a previsão é a implantação de mais 12,5 hectares”, detalha Ricardo Monteiro, responsável pela coordenação das várias disciplinas que compõem o ciclo sustentável do Viveiro Arete

Atualmente cinco pessoas trabalham diariamente no Viveiro: quatro viveiristas na produção de mudas e um engenheiro florestal. A curadoria multidisciplinar do Viveiro é da Masterplan, empresa que faz a gestão ambiental do bairro Aretê. Já a parte operacional da produção, o plantio e manejo das mudas, é realizado pela empesa Geotropicos Consultoria Florestal. No entorno do Viveiro há ainda uma composteira, gerida pelo Circulow, empresa privada de cunho ambiental que trabalha com coleta e processamento dos resíduos orgânicos.

O Viveiro e todas as áreas que recebem o plantio de vegetação nativa no Aretê são irrigados com água de reuso em nível terciário de tratamento. Em 2021 o Aretê foi vencedor do Prêmio Firjan Ambiental na categoria “Água e efluentes”. O projeto Utilização de Água de Reuso para Irrigação do Campo de Golfe do Clube Aretê Búzios, em prática desde 2020, viabilizou a totalidade da irrigação do campo de golfe com água proveniente do tratamento terciário do esgoto da cidade de Búzios, somada a captação de água de chuva no bairro. Uma verdadeira inovação nos padrões de saneamento e de reaproveitamento de recursos, resultando em benefícios econômicos, ambientais e sociais. Recentemente o projeto foi estendido até o Viveiro, às áreas em processo de reflorestamento e ao paisagismo do bairro.

Educação ambiental –

Um dos grandes propósitos do Viveiro Aretê é a educação e a conscientização da população local sobre a importância da paisagem e vegetação buziana. Através de uma equipe técnica especializada, o local se dedica a compartilhar este conteúdo socioambiental e gerar experiências ecológicas por meio de visitas guiadas e apresentações práticas e teóricas para todos os tipos de público. O Viveiro está aberto para visitação desde 2022 e já recebeu alunos de escolas da rede pública e particular de ensino. Para mais informações e agendamento de visitas mande e-mail para viveiro@aretebuzios.com.br