ARETÊ | 27 de outubro de 2023

Equipe da Unesco visita Aretê para conhecer programa de reaproveitamento de água de reuso

Por Redação Aretê

 

Integrantes do Programa Hidrológico Intergovernamental viram de perto irrigação do campo de golfe

N esta quarta-feira, dia 25, uma equipe do Programa Hidrológico Intergovernamental da Unesco e representantes das secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Quatis e Japeri, além da secretaria de Obras de Areal estiveram no bairro planejado Aretê para conhecer o funcionamento do reaproveitamento da água de reuso, em prática desde 2020. Eles puderam ver de perto todo o esquema de irrigação da água de reuso em nível terciário de tratamento no campo de golfe e nas mudas produzidas no Viveiro Aretê.

Em 2021 os desenvolvedores do bairro planejado Aretê foram vencedores do Prêmio Firjan Ambiental na categoria “Água e efluentes”. O projeto Utilização de Água de Reuso para Irrigação do Campo de Golfe do Clube Aretê Búzios, em prática desde 2020, viabilizou a totalidade da irrigação do campo de golfe com água proveniente do tratamento terciário do esgoto da cidade de Búzios, somada a captação de água de chuva no bairro. Uma verdadeira inovação nos padrões de saneamento e de reaproveitamento de recursos, resultando em benefícios econômicos, ambientais e sociais. Recentemente o projeto foi estendido até o Viveiro, às áreas em processo de reflorestamento e ao paisagismo do bairro.

“Para a instalação e operação sustentável de um bairro como o Aretê, a gestão eficiente dos recursos hídricos é de grande importância. A incorporação da água de reuso no sistema de irrigação do campo de golfe do Clube Aretê Búzios reflete a sintonia do empreendimento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU. O Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário e seus consultores ambientais conseguiram resolver dois pontos delicados: garantir o abastecimento de água para usos que não necessitam de água potável, deixando de extrair esse recurso e, ao mesmo tempo, desviar o lançamento de parte do esgoto tratado dos canais que conduziam até a praia. Ou seja, benefícios para o empreendimento, para o meio ambiente e para a sociedade”, detalha Pedro Bulhões, gestor de engenharia do Aretê no Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário

Sobre o Aretê

Um dos maiores desenvolvimentos urbanos do Brasil, o bairro planejado Aretê Búzios tem atualmente mais de 100 casas prontas nas regiões náutica e campo. Já estão em funcionamento o Hotel Aretê, o instituto Dominus, uma escola com capacidade para cerca de 800 alunos da educação Infantil ao ensino médio, a Fábrica da Cervejaria Búzios e o Clube Aretê, com suas três sedes (Esportiva, Praia e Golfe). Como parte da expansão do bairro, o Opportunity Imobiliário está iniciando o desenvolvimento do Porto Aretê. Projetado para ser um complexo comercial de frente para os canais navegáveis conectados ao mar, terá estacionamento próprio, vagas molhadas, varandas e espaços abertos voltados para a água. Serão diversas lojas entre restaurantes, conveniência e serviços, seguindo a charmosa arquitetura buziana.

O Aeroporto Umberto Modiano, que torna o acesso de compradores de outros estados e turistas ainda mais cômodo, é operado pela Fly In Brasil e dispõe de uma pista de 1.300m de comprimento e 30m de largura, balizamento noturno, com agendamento prévio, serviço permanente de abastecimento de combustível e capacidade para receber jatos executivos, táxis aéreos e helicópteros. Para complementar a mobilidade, há uma marina, administrada pela BR Marinas, que oferece um sofisticado espaço para ancoragem de barcos. Os canais, em torno das ilhas da região náutica do Aretê, possuem cerca de 2,5 metros de profundidade e 30 metros de largura, permitindo o acesso de embarcações de porte relevante, formando um exclusivo sistema aquaviário para navegação de lazer, transporte ou esportiva.

Ao final de seu desenvolvimento, o Aretê Búzios ocupará uma área de seis milhões de metros quadrados na região da Rasa e Baía Formosa.