ARETÊ | 26 de maio de 2021

Cinco Perguntas: Vitor Pessanha, golfista

Por Redação Aretê

,  

Cinco Perguntas para Vitor Pessanha, jogador e professor do Golfe Clube Aretê

Um dos melhores campos de golfe da América Latina, o Golfe Clube Aretê Búzios é também um celeiro de talentos. Vitor Pessanha é um deles. A primeira vez que pisou no clube foi em 1996, quando o campo ainda se chamava Búzios Golfe Clube. Vitor tinha 14 anos e veio trabalhar como caddie. Foi natural que começasse a dar as suas primeiras tacadas. Gostou e percebeu que levava jeito para o esporte. Recebeu o incentivo de alguns sócios e profissionais do clube, que lhe ajudaram a adquirir equipamentos e a praticar incansavelmente. Em 2002, tornou-se profissional e hoje, além de competir, também é professor titular do clube, formando outros talentos como ele. Conheça um pouco sobre a história de Vitor Pessanha no golfe.

 

O que você considera a maior dificuldade no esporte?

 A concentração, sem dúvida, é a maior dificuldade ao praticar golfe. Não basta ter talento, não basta bater bem na bola. Para conseguir jogar uma partida que dura em média 4h é preciso ter muita concentração. Às vezes um pequeno deslize acaba interferindo na sua técnica. Rodar 18 buracos e manter o foco o tempo inteiro não é pra qualquer um. É a concentração que diferencia muitas vezes um profissional do outro.

Qual é a sua referência no esporte?

Tive a sorte de conhecer muitas pessoas que me ajudaram ao longo dos anos. Mas a minha referência quando comecei a levar o esporte a sério, profissionalmente, foi Luiz Carlos Pinto. Aprendi muito com ele. Além de ser um excelente professor e jogador, é uma ótima pessoa. Desenvolvemos uma amizade muito bacana que dura até hoje. Tenho muito carinho e respeito e procuro me espelhar nele. 

Como é a sua rotina como professor?

Estou praticamente todos os dias no clube, das 7h às 17h. Os sócios ou visitantes chegam, agendam uma aula e jogamos por lá o dia inteiro. E não só isso. Também sou árbitro, faço manutenção dos equipamentos e estou sempre à disposição para tirar dúvidas, auxiliar jogadores que estão chegando pela primeira vez no campo e querem conhecer as regras.

O que um jogador iniciante precisa saber?

Quem está começando precisa entender que no golfe você não joga contra os outros competidores, você joga contra o campo. Cada jogador tem que buscar suas metas individuais. O desafio não é você ser melhor do que o outro, mas ser melhor do que você mesmo. É um processo de constante aprendizado onde você deve estar sempre buscando se superar.

O que é o Golfe Clube Aretê para você?

Difícil achar palavras para definir. Esse é o lugar onde aprendi tudo. Cheguei aos 14 anos e hoje estou com 39. Quando me lembro de tudo o que vivi aqui é como se passasse um filme na minha cabeça. Passei mais tempo na minha vida dentro deste clube do que em qualquer outro lugar. Conheci muitas pessoas e fiz boas amizades. Tenho muito prazer de estar aqui e de trabalhar com pessoas incríveis. É um lugar especial na minha vida.