ARETÊ | 6 de maio de 2022

Canais navegáveis

Por Redação Aretê

 

Para lazer, atividades esportivas ou transporte, os canais navegáveis do Aretê são um dos maiores atrativos do bairro

P

Muitos comparam o Aretê com Port Grimaud, a pequena e bela cidade na Côte d’Azur francesa, e isso não é à toa. O estudo conceitual dos canais navegáveis do bairro, imaginados por Umberto Modiano, foram esboçados por François-Henry Spoerry (arquiteto que projetou a pequena cidade francesa) a convite de Eduardo Modiano. Esses canais circulam por toda Região Náutica do bairro, um exclusivo sistema aquaviário para que os moradores possam usar como navegação de lazer, transporte ou esportiva.

 Atualmente são 5 km de canais navegáveis construídos em 3 ilhas. Futuramente o projeto se expandirá para 18 km de canais, em mais de 10 ilhas. Os canais do Aretê possuem de 2 a 2,5 metros de profundidade e 30 metros de largura em média, o que permite o acesso de embarcações de porte relevante.

 Já está em desenvolvimento o centro comercial Porto Aretê, que também poderá ser acessado pelos canais. O objetivo é que as pessoas naveguem no bairro pelas residências e comércio, assim como possam fazer uma conexão com a península. Tudo isso usando o canal principal, dispensando o uso de veículos terrestres.