ARETÊ |  13 de março de 2020

Búzios é sede de pista dedicada ao ciclismo de estrada com trecho em gravel 

Por Redação Aretê

 

Pista de Ciclismo Aretê é assinada por Walter Tuche e tem traçado total de 10,2 km

P edalar em segurança numa pista exclusiva e sinalizada é o desejo de qualquer ciclista, amador ou profissional. A Pista de Ciclismo Aretê Búzios, inaugurada no final de 2020, é administrada pela Associação de Moradores e Amigos do Aretê (A.M.A. Aretê) e fica na região Ybirá, no novo bairro na região da Rasa e Baía Formosa. Assinada por Walter Tuche e pelo arquiteto Alexandre Feu, é a única no Estado do Rio de Janeiro dedicada ao ciclismo de estrada em formato de circuito e asfaltada. São 10,2 km de traçado, incluindo uma volta de 2,6 km em solo para gravel, modalidade hibrida que mistura mountain bike e speed.

O equipamento, que pode ser utilizado pelo público em geral, oferece toda segurança e suporte ao ciclista, com largura e sinalização adequadas, alerta para curvas e pontos de resgate. Sua extensão, combinada ao fato de ser totalmente dedicada e exclusiva ao pedal, proporciona um treino mais técnico e longo, mas ao mesmo tempo dinâmico, por estar num ambiente diferente e único a cada prática, em meio à natureza e às condições climáticas. O paisagismo e as cercas baixas completam o cenário e criam barreiras naturais para evitar travessias de animais e pedestres, aumentando ainda mais a segurança e estabilidade do esportista. A possibilidade de total foco no desempenho, sem interrupções, a torna muito requisitada para treinos mais técnicos.

“O desejo de qualquer atleta, amador ou profissional, é praticar seu esporte em segurança, se possível em um equipamento dedicado, com conforto e assistência. Para o ciclista, nada melhor que pedalar sem susto, sem precisar disputar espaço com carros, ônibus e caminhões”, destaca o Comitê da Curadoria Esportiva do Clube Aretê. 

Para o Presidente da Associação Ciclística de Búzios (ACB), Antônio Gonçalo, o novo equipamento esportivo e de lazer em Búzios é um privilégio para a cidade e para toda a região.

“A nova pista de ciclismo de estrada do Aretê vem surpreendendo ciclistas amadores e profissionais com seu asfalto impecável, drenagem, limpeza, sinalização, segurança, controle de acesso, cadastro dos ciclistas e com total excelência para até serem realizadas possíveis provas. Com a pista temos mais segurança e autonomia para o treino. É maravilhoso ter em Búzios um equipamento desse nível. Uma ideia fantástica foi fazer um circuito misto, onde há um trecho de 2,5 km para MTB (montain bike) ou gravel, atividade hibrida em crescimento por ser considerada mais confortável que as bikes de velocidade. Ou seja, além de ser um ambiente perfeito para o treino de alta velocidade, é uma excelente oportunidade de experimentar a modalidade.” detalha Gonçalo Presidente da ACB – Associação Ciclística de Búzios

Para utilizar o equipamento, aberto para ao público em geral e operado pela AMA Aretê, é necessário se inscrever pelo site http://ciclismoaretebuzios.com.br e efetuar uma contribuição financeira sugerida de R$ 3,00. O acesso à pista é feito apenas pela Vila de Treinamento Aretê. É obrigatório o uso de equipamento de segurança, incluindo capacete, tanto para ciclistas amadores como para os profissionais.

Características da Pista

Extensão da volta asfaltada: 7650 metros

Elevação da volta asfaltada: 28 metros

Extensão da volta gravel: 10.220 metros

Elevação da volta gravel: 117 metros

Acesso à Pista

  • Entrada única pela Vila de Treinamento Aretê.

*É expressamente proibido acessar a pista por qualquer outro ponto.

  • O controle de acesso à pista será permanente e gerido pelo Clube Aretê Búzios. Todos os ciclistas precisam se identificar na entrada da pista, apresentando os dados pessoais informados no formulário de acesso.

Segurança

  • É obrigatório o uso de equipamentos de proteção, incluindo o capacete.
  • Não é permitido permanecer parado na pista.
  • Pista exclusiva para ciclismo esportivo, não sendo permitido o uso de skates, patins, patinetes, velocípedes ou equipamentos similares.

Horário de uso:

– Treinamento de ciclismo de velocidade

5h30 às 10h

15h30 às 22h

Velocidade mínima 25 km/h

– Prática de ciclismo recreativo

Ciclismo com qualquer tipo de bicicleta, respeitando a velocidade máxima e as faixas de sinalização.

10h00 às 15h30

Velocidade máxima 20km/h

Sinalização da pista:

Faixa amarela contínua: não é permitido trafegar fora de sua faixa de rolamento em hipótese alguma.

Linhas amarelas descontínuas: permitido trafegar fora de sua faixa com total atenção ao ciclista que trafegue em sentido contrário.

Setas indicam o sentido correto em bifurcações da pista

Distâncias marcadas no piso