BÚZIOS | 26 de maio de 2021

A História de Armação dos Búzios – A cidade da Gentileza

Por Redação Aretê

Um livro que conta a história de um paraíso solar para leitores de todas as idades

E

Em tempo de meio silêncio, que só se mede pelo infinito, esse pedacinho de terra era só mar e mar, matas fechadas, mangues e praias brancas. Lá viviam aves de todas as cores, cuícas e cobras de todos os tamanhos, baleias que passavam ao longe e também bem perto, espirrando colunas de água. Assim começa a narrativa escrita a quatro mãos pela autora Flávia Rosas e o historiador Bento Ribeiro Dantas, com ilustrações de Mônica Stein, feito para leitores de 4 a 104 anos.

O livro Armação dos Búzios – A cidade da gentileza conta um pouco sobre os mistérios e curiosidades que envolvem a história da cidade, tocando em fatos relevantes e marcantes que contribuíram para que o lugar chegasse a ser o que é hoje. De forma leve e divertida coloca diante de nossos olhos memórias em imagens que revelam os encantamentos de Búzios.

Um cenário desses, onde os moradores buscam viver em harmonia com os ritmos da natureza, é garantia de aventuras fantásticas, com direito a viagens no tempo.

“A nossa ideia ao contar histórias que não são as de faz de conta, mas as que nos fazem gente, foi resgatar um pedacinho da nossa terra encantada, dando o testemunho de um tempo em um ponto do nosso país”, explica Flávia em sua conta no Instagram. “É um projeto que teve início quando vim morar em Búzios e conheci o querido amigo Bento. Acreditamos que quando buscamos a história da cidade em que moramos, assim como a dos nossos ancestrais, algo mágico acontece dentro de nós.” 

Este é um livro que fala sobre como as pessoas, mesmo que diferentes, estão ligadas à coletividade. Portanto é sobre a conexão com o planeta em que vivemos a partir do sentimento de pertencimento que temos com a cidade onde nos sentimos fazer parte.

 

 

“A História de Armação dos Búzios – A cidade da gentileza”

Autores: Bento Ribeiro Dantas e Flávia Rosas

Ilustração: Mônica Stein

Número de páginas: 38

ISBN: 978–65–90 1451-0-9